O intuito de um tratamento odontológico é melhorar a vida do paciente. Portanto, vamos orientar você caso sua prótese dentária machuca a gengiva, pois a prótese dentária não deve machucar ou causar feridas na boca. Saiba que, sempre após a conclusão de um tratamento existe um tempo de adaptação à uma nova prótese, mas isso não pode se estender por muito tempo, muito menos atrapalhar a mastigação e a fala.
A prótese dentária tem que ser concebida para melhorar a vida da pessoa edêntula, não causar sofrimento.
Se a prótese dentária machuca ou até mesmo há feridas na boca por causa da prótese, algo não está correto. Logo a seguir estão listados alguns dos principais motivos para isso:
Isso ocorre por mal planejamento da prótese, mudanças naturais que ocorrem com os tecidos ósseo e gengival ao envelhecer (principalmente em pessoas totalmente edêndulas) ou desgaste do material da prótese.
Outro sinal de prótese dentária machuca mal adaptada é sentir a dentadura folgada / prótese dentária folgada por falta de retenção.
O usuário de prótese móvel deve ter em mente de que a prótese precisa ser trocada a cada 4 ou 5 anos. Isso porque a base da prótese, que a parte que entra em contato com a mucosa gengival, é feita de acordo com a moldagem retirada da boca. Ou seja, a prótese é fabricada para se adaptar aos tecidos de cada pessoa.
Acontece que ao passar dos anos, ocorrem modificações no osso maxilar e por consequência da gengiva. Na prática, há uma perda gradual de osso, chamada reabsorção óssea e a gengiva acompanha esse remodelamento. Mas a prótese dentária não.
A base da prótese fica então mais larga do que o osso e a pessoa sente a prótese dentária frouxa, dificultando a mastigação e muitas vezes até sentindo a prótese dentária machucando a gengiva.
Quase sempre a melhor conduta é fazer uma nova prótese com base ajustada ao atual formato ósseo e gengival. Mas dependendo do caso, quando a prótese está bem conservada e com pouco desajuste, é possível fazer um reembasamento da prótese para usa-la por mais algum tempo.
O procedimento consiste na aplicação de uma resina na base da prótese para aumentar seu volume e assim melhorar o apoio da prótese sobre a gengiva/osso.
Em nossa experiência vemos que algumas vezes o procedimento de reembasamento de uma prótese folgada não é bem sucedido, isto ocorre não por culpa do dentista mas sim por que o reembasamento adiciona uma camada de material protético, o que pode deixar em alguns casos a prótese mais alta. Isso significa que a estética pode mudar e a fixação pode não ficar melhorada.
Apesar de não ocorrer com todas pessoas, é normal que haja um certo desconforto nos primeiros dias e o uso da nova prótese dentária machuca. Isso porque os tecidos ainda estão se acomodando ao material rígido da base da prótese.
Nesta fase de adaptação, o dentista protesista deve ser consultado para realizar ajustes se necessário.
No entanto, existe uma porcentagem de próteses novas que machucam durante a fase de adaptação por alguma falha no processo, que pode ser desde uma distorção da moldagem, ou então por falha durante as consultas de provas e refinamentos. Por isso é muito importante relatar ao dentista tudo que está sentindo na ocasião dessas consultas para prova.
Isso varia de pessoa para pessoa, mas existem algumas recomendações sobre o que fazer para se acostumar com a prótese dentária e para passar por essa fase mais rapidamente, como por exemplo:
O usuário de prótese móvel é orientado a retirar sua prótese durante a noite, em média 8 horas de desuso para evitar compressão excessiva dos tecidos proporcionar um descanso para gengiva e mucosas.
Algumas pessoas tem lesões causadas por Próteses que ficam machucando por um longo período, essas lesões aparecem como um volume a mais na gengiva ou perto do lábio bem evidentes.
Se você perceber que tem um formato gengival adicional ou um crescimento anormal você teve nos procurar imediatamente ou ao dentista que costuma realizar seus atendimentos.
Por mais que seja bem planejada e executada, uma prótese dentária nunca vai ser como uma dentição natural. Se até mesmo com dentes naturais pode haver dor ao mastigar alimentos muito duros, com o uso de uma prótese não seria diferente.
O usuário se a prótese dentária machuca precisa ter em mente de que alimentos duros e fibrosos devem ser consumidos com cautela (previamente cortados, por exemplo), pois eles geram uma sobrecarga na prótese, que em seguida é transmitida para a mucosa que pode machucar ou ficar com gengiva inchada por causa de prótese.
O usuário de prótese móvel pode apresentar em algum momento uma condição chamada hiperplasia gengival, que é um crescimento excessivo de tecido gengival sob a prótese dentária. Isto ocorre principalmente em pessoas que usam prótese por muito tempo. A hiperplasia gengival é uma reação do organismo com intuito intensão de compensar a perda óssea que ocorre gradualmente em edêntulos.
Esses crescimentos gengivais precisam ser removidas antes de realizar uma prótese, pois podem atrapalhar a fixação da nova prótese.
Essa gengiva é flácida, e, portanto, mais suscetível a machucar, ficar inchada e dolorida. Nestes casos pode ser indicada uma cirurgia para remover o excesso de tecido gengival.
A prótese que machuca dificulta a alimentação, atrapalhando a ingestão de nutrientes e interferindo na saúde em geral.
Ela também afeta a autoestima e bem estar do usuário.
Além disso, existem problemas mais sérios que podem surgir. Existem estudos que relacionam os traumas constantes na mucosa bucal com o desenvolvimento do câncer bucal.
Em nossa rotina diária, não é raro atender pessoas que tentaram realizar algum ajuste na prótese em casa. Isso não é recomendado pelo dentista, pois com o intuito de melhorar a situação, na realidade pode ocorrer o contrário e a situação piorar causando inflamação prótese dentária.
Caso esteja com a prótese dentária machucando, suspenda uso, principalmente se estiver com dor, sangramento, gengivas inchadas ou inflamadas, e agende uma consulta de emergência com o dentista para relatar seus desconfortos. O dentista deve avaliar a situação e realizar os ajustes para melhorar o uso da prótese. Somente ele possui o conhecimento técnicos e os materiais adequados para realizar esses ajustes.
Em primeiro lugar, suspenda o uso da prótese que machuca pelo maior tempo que conseguir e procure ajuda do dentista. Ele avaliará se a ferida é causada por prótese ou por outro motivo, como por exemplo uma infecção ou aftas.
Caso seja problemas com a prótese, realizará ajustes e receitar pomada para gengiva machucada pela prótese ou remédio para gengiva inflamada pela prótese.
Não existe um remédio único para feridas da gengiva, mas de forma geral existem pastas e géis que criam camadas protetoras para gengiva machucada, permitindo que ela cicatrize naturalmente. Esses géis são encontrados em farmácias na mesma sessão de pasta de dentais.
A prótese dentária fixa sobre implantes dentários pode ser uma ótima para pessoas que sofrem com prótese machucando.
Esse tipo de prótese dental não se apoia na gengiva, não apresenta mobilidade (São Fixas !), e além disso os implantes diminuem consideravelmente a perda óssea.
Na consulta com o nosso Implantodontista na Clínica ImplArt, será avaliado a qualidade e o volume ósseo. Estando em condições favoráveis, o cirurgião então planeja a quantidade de implantes necessários para suportar a prótese fixa, que pode ser 2 até 6 unidades em média.
Durante a fase de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisório ou até mesmo sua antiga dentadura adaptada para ser usada como provisório.
Após o período de cicatrização, a prótese definitiva é instalada.
Conheça os materiais mais modernos para prótese fixa:
Protocolo em zircônia para maxilar superior completo
Muitas pessoas que trocaram a prótese móvel por uma prótese fixa sobre implantes relatam a alegria de usar uma prótese que não mexe e não machuca. Também a experiencia de poder mastigar com mais segurança e sentir melhor o sabor dos alimentos pela ausência de palato de acrílico cobrindo o céu da boca.
Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes sobre o tratamento de prótese fixa sobre implantes, entre em contato conosco ou então agende uma consulta clicando abaixo. Aqui, na clínica odontológica Implart, estamos aptos a desenvolver seu tratamento embasados em muito conhecimento e com a mais moderna tecnologia na Clínica ImplArt.
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Topics in this articleWhy choose All on 4 Implants in Brazil?The cost of All on…
Fico sem o dente durante o tratamento com implante dentário? Esta é uma dúvida freqüente…
As lentes de contato para os dentes são finas camadas de porcelana ou resina composta,…
Tópicos deste artigoA cirurgia para colocar implantes dentários Vídeo demonstra cirurgia de implante dentário A…
TópicosTransformações sorriso a sorriso1. O poder das imagens2. Tipos de casos3. A importância de conhecer…
Pontos explicados neste artigo:O que é perda óssea dentária?Principais causas da perda óssea dentáriaTratamento para…
Ver comentários
Eu lixei minha prótese com lixa de unha melhorou 80 por cento tomei antiflamatorio agora tô bem
Não é recomendado que o paciente lixe ou ajuste a prótese sem orientação de um dentista.
Você poderá danificar a peça definitivamente ou colocar em risco seus dentes.
Eu mandei fazer uma dentadura mas está doendo até na hora de colocar na boca
conforme descrito no texto é normal que as próteses móveis causem dor no começo... mas isso deve melhorar com o uso !
Estou com implante provisório e machucou minha língua, o q passo pra melho, já fui no dentista e ele arrumou mas os machucados estão aqui e dói pra caramba ????
Existem algumas pomadas que você pode comprar na farmácia que podem te ajudar com Clorexidina em gel.
Se encontram nas seções de pastas de dentes.
O que fazer para tirar a pressão que fica na boca , quando tiramos a prótese sobre implantes
Não é normal sentir pressão na boca quando você retira sua prótese sobre implantes. Portanto, seria necessário fazer um exame mais detalhado das razões de tal sensação.
Minha protocolo superior tem a gengiva muito alta e machuca, o céu da boca também encomoda e chega a cortar o meu céu da boca e meu dentista diz que é normal. Quando eu usava dentadura não doia e tinha dente por dentro, agora eu só tenho dentes do lado de fora, só estética, pois por dentro incomoda aquele céu grosso onde estão os parafusos. Isso é normal ? Minha fala está diferente e quando vou comer, falar ou sorrir dói ainda mais minha gengiva
As próteses dentárias de acrílico sobre implante acabam sendo invariavelmente grande volume. Para reduzir o volume de sua prótese uma boa ideia seria substituir o trabalho por uma prótese de porcelana ou zircônia