Skip to main content
Enxerto osseo com plasma 50kb b7077742

Enxerto ósseo com plasma rico em plaquetas – PRP

Todos sabemos que uma cirurgia odontológica, como tantas outras, tem um determinado período de recuperação. Consegue imaginar se, por exemplo, esse tempo pudesse ser reduzido?

O plasma rico em plaquetas acelera a cicatrização de cirurgias odontológicas e promove formação de novo tecido ósseo

Pois bem, os avanços de pesquisas hoje possibilitam que a Odontologia utilize uma técnica que reduz consideravelmente o período de recuperação de cirurgias odontológicas e melhora a previsibilidade dos resultados, principalmente em cirurgias de implantes dentários. Sobretudo, o melhor é que essa técnica é feita com a otimização de componentes naturais do sangue humano. Vamos entender melhor isso a seguir.

O que é PRP

O plasma rico em plaquetas (PRP) é um subproduto do sangue obtido através de um processo mecânico que separa conteúdo plasmático. Na prática odontológica, o plasma rico em plaquetas é utilizado para acelerar o processo cicatricial de cirurgias e portanto na formação de novo tecido ósseo.

Isso ocorre porque ele possui componentes chamados fatores de crescimento, que naturalmente servem para acelerar a cicatrização de feridas e regeneração de tecidos no corpo humano. A diferença é que nesse subproduto a concentração de plaquetas é muito mais alta e dessa maneira pode ser aplicada diretamente no local da cirurgia.

Saiba mais sobre enxerto ósseo.

Essa técnica começa com a coleta prévia de uma amostra de sangue do próprio paciente que será submetido à cirurgia. O tubo contendo sangue é colocado em uma centrifuga, e logo depois de seguir algumas fases, o plasma fica mecanicamente separado. O resultado é um biomaterial de consistência gelatinosa que pode ser então empregado nas cirurgias odontológicas.

As cirurgias mais frequentes que se beneficiam com essa técnica são as de enxerto ósseo para implantes dentários, reconstrução de rebordos alveolares, levantamento de assoalho do seio maxilar e reconstrução de outros defeitos ósseos.

Como o plasma rico em plaquetas é derivado do próprio sangue do paciente, certamente o risco rejeição imunológica e infecções são quase inexistentes. Em caso de dúvidas, então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Comentários (10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código