Odontofobia

Odontofobia – Tratamento dentário em pacientes com medo do dentista

A odontofobia (medo do dentista) ocorre com uma pequena porcentagem de pacientes, e pode ter intensidade variável. Em casos mais leves, o paciente relata certa ansiedade. Em contrapartida, em graus mais acentuados pode haver taquicardia, sensação de pânico, transpiração excessiva, tonturas bem como desmaios.

Veja os recursos mais atuais que podem ajudar quem tem medo de dentista

Muitas vezes a odontofobia afasta o paciente do consultório odontológico por anos. Por consequência, é mais comum temos pacientes com graves problemas bucais como cáries e infecções periodontais, além de comprometimento estético do sorriso.

Existem casos de odontofobia com sintomas atípicos como enjôo, náusea excessiva bem como intolerância ao toque na boca. O tratamento dentário em pacientes odontofóbicos pode ser difícil até mesmo para procedimentos simples como moldagens, limpeza, restaurações.

Em situações de fobias acentuadas, um procedimento como por exemplo implantes ou mesmo extrações dentárias podem ser impossíveis para o paciente. Temos relatos em nossa clínica de pacientes que já tiveram taquicardia e transpiração ao simplesmente iniciar uma conversa com o dentista.

Como começa o medo do dentista?

A origem psicológica da odontofobia está ligada a episódios traumáticos (trauma) que se fixaram no sub consciente do paciente, na maioria das vezes desde a infância. O tratamento do paciente fóbico pode então ser feito com psicoterapia.

Como tratar os dentes de quem tem odontofobia?

Em casos moderados de odontofobia onde os procedimentos dentários são necessários podemos lançar mão de um sedativo. Em nossa prática o óxido nitroso foi abandonado por não apresentar bons resultados ao gerar uma sedação muito leve.

A técnica realmente eficiente é a de sedação endovenosa EV, na qual o paciente permanece em estado de sonolência profunda ao passo que o procedimento odontológico é realizado (pode se estender por 4 horas de duração).

Em casos extremos, em que mesmo sob sedação o paciente ainda se agita, então indicamos a anestesia geral em ambiente hospitalar. Pela dificuldade inerente ao tratamento dentário em um paciente odontofóbico, indicamos na maioria das vezes tratamentos mais simples e rápidos sob o sistema de Day Clinic.

Pacientes que tem medo também conseguem fazer implantes dentários.

Caso tenha mais dúvidas ou queira dar seu depoimento entre em contato conosco!

ImplArt Implantes e Estética
www.implart.com.br
011 3262-4750

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

Link para chegar na Clínica ImplArt usando o Waze

11 3262-4750

Palavras-chave: medo de dentista, sedação, anestesia geral, dentista, odontologia, sedaçao consciente, óxido nitroso, medo, dor, anestesia, implante, cirurgia, broca, sangue, spa odontológico, dental day clinic, odontofobia, odontofóbico, implante, pânico, panico

Ver comentários

  • moises de castro diz:

    morro de medo de sentar na cadeira de um dentista,o que poderiam me indicar para eu fazer aqui em teresina ?

    • Clínica ImplArt - Estética Dental e Implante Dentário diz:

      Olá Moises,

      Não temos infelizmente indicações para a sua cidade. O Sr Pode procurar um dentista que tenha experiência em pacientes com medo de dentista ou se preferir podemos planejar um tratamento para quando venha a São Paulo

  • Olá, eu achei interessante a abordagem deste assunto, eu tenho pânico de ir ao dentista e estou precisando ir com urgência, será que existem clínicas aqui no Rio de Janeiro com profissionais com essa especialidade, que saiba como atender pacientes com medo de dentista em grau maior? Obrigada

    • Clínica ImplArt - Estética Dental e Implante Dentário diz:

      Isabela não conhecemos nenhuma clínica no Rio de Janeiro que atenda pacientes com medo de dentista. Estamos localizados em São paulo, caso queira realizar um tratamento, venha primeiro para uma consulta de avaliação.

  • Carlos Dagoberto diz:

    Minha irmã foi vitimada por uma encefalite viral, provavelmente herpética, há 14 anos. Na época, com 45 anos, ela tinha os dentes muito bons. Todavia, ficou com sérias lesões no lobo frontal do córtex cerebral, que comprometeram sua fala, memória e lucidez. Suas funções motoras em geral, tanto as naturais quanto as aprendidas, foram preservadas. Entretanto, ela não deixa ser tocada nem pelos médicos e nem pelos dentistas. Nesse período de tempo, poucas vezes consegui tratar os seus dentes. Desse modo, em função da má escovação e do passar dos anos, quiçá em razão da medicação pesada que ela toma, seus dentes estão se deteriorando rapidamente, especialmente os da arcada dentária superior. Estou interessado em conhecer essa sedacão endovenosa, porque tenho medo de fazê- lo com anestesia geral, bem como funciona esse " day clinic", inclusive verificando a possibilidade de fazer um protocolo dentário, especialmente na arcada superior, onde tenho a impressão de que poucos dentes poderão ser aproveitados. Não conseguimos sedá-la nas formas rotineiras. Também é impossível fazer uma radiografia panorâmica na forma usual para verificar a extensão de seus problemas dentários. Como sou a única pessoa que cuida dela, e como sou bem mais velho, fico preocupado com o seu futuro e sua saúde em função da perda desses dentes. Tenho feito muitas pesquisas para a solução desse problema e continuo perdido. Gostaria, se possível, de uma orientação. Grato!

  • Carlos Dagoberto diz:

    retificando............conhecer o funcionamento desse " day clinic"..........

  • Laila Costa Oliveira diz:

    Tenho fobia .. e no momento preciso urgente de ir ao dentista... e nunca fui ao dentista.... sempre fugi ! Sou do RJ e adoraria encontrar uma clinica especializada nesse caso!

  • PRECISO DE UM DENTISTA URGENTE, EU MARQUEI CONSULTA MAS ACABEI FUGINDO DO CONSULTORIO, COMEÇEI A SOAR TREMER E ACABEI SAINDO DE FININHO...SOU ODONTOFOBICA PRECISO DE AJUDA, TEM ALGUM DENTISTA EM VINHEDO OU VALINHOS SP

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Na clínica ImplArt temos experiência em atender pacientes com medo de dentista. Venha fazer uma consulta e analisaremos seu caso.

  • Boa noite . Tenho sérios problemas em ir ao dentista pois tenho ânsia de vômito só de olhar para o dentista kk fiquei mais de 15 anos sem ir ao dentista tive problemas em alguns dentes e aí o tão temido tratamento de canal optei pela sedação pois se não fosse assim perderia o dente foi mais tranquilo e recomendo muito.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Andrea. Seu relato é muito importante. Em nossa prática diária lidamos com muitas pessoas que sofrem de Odontofobia, como você. A sedação endovenosa acaba sendo uma solução eficiente para boa parte desses casos. Lembramos que mesmo segura, a sedação endovenosa é feita por médico anestesiologista somente após avaliação clínica e uma entrevista com o paciente.

    • Andreia onde vc se tratou?l

  • Fiz um canal é uma restauração. A sedação endovenosa é feita pelo médico anestesista e pra mim foi a melhor opção .

  • Erisnalda Lima de Freitas diz:

    Olá gostaria de mais informações, pois na minha cidade Marabá Pará não tem tratamento pra pessoas assiassim.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Erisnalda, tudo bem? Estamos localizados em São Paulo na região da Paulista, mas em nossa clínica costumamos receber pessoas de todo o Brasil. Para pacientes de outros estados, montamos um planejamento especial, com estimativa de preço médio. Se tiver interesse em saber mais detalhes, entre em contato conosco através do telefone (11) 3262-4750 ou pelo e-mail contato@implart.com.br. Abçs

  • Sua Mensagem...como faço para perder medo de dentista?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Silvana, agradecemos seu contato. Nós entendemos perfeitamente que muitas pessoas tem medo de dentista. Isso se chama odontofobia. Muitas pessoas deixam de cuidar da saúde bucal por causa do medo, e muitos problemas dentários evoluem a ponto de perderem os dentes!

      Existem alguma maneiras de contornar isso. Uma delas é realizar o tratamento sob sedação endovenosa. A sedação é administrada e monitorada por um médico anestesiologista. O paciente fica sob estado de sonolência durante o procedimento dentário, mas não perde a capacidade de responder a alguns estímulos. Quando a sedação é interrompida, o paciente não se recorda de nada do que aconteceu. Acaba sendo uma alternativa muito confortável para quem tem muito medo. Outra alternativa é a realização de tratamento no atendimento Day Clinic, em que a pessoa realiza o maior número de procedimentos, em um curto espaço de tempo, de modo intensivo. Dessa forma, o paciente fica menos tempo na cadeira do dentista. A psicoterapia também pode ser eficiente em alguns casos.

      A ImplArt Odontologia realiza tratamentos odontológicos sob sedação endovenosa e em regime Day Clinic. Se você quiser saber mais detalhes, entre em contato pelo e-mail: contato@implart.com.br

Post recente

Dente de Resina Barato: Um Perigo Para a Sua Saúde Bucal

Nos últimos dias, um produto viralizou nas redes sociais: dentes de resina vendidos a R$…

2 semanas atrás

Tratamento dentário e imposto de renda: despesas que podem ser deduzidas

Aprenda um pouco mais sobre como funcionam as deduções do imposto de renda IRPF do…

3 semanas atrás

Grânulos De Fordyce

Grânulos de Fordyce: O que são e como identificá-los  Segundo o Dr Roberto Markarian, implantodontista,…

3 semanas atrás

Dentista o profissional que cuida do seu sorriso

Os dentistas desempenham um papel essencial na manutenção e promoção da saúde bucal moderna, indo…

3 semanas atrás

Sonhar Com Dente Caindo Ou Quebrado

Com frequencia recebemos durante a consulta de pacientes na Clínica ImplArt pacientes que comentam sobre…

4 semanas atrás

As Melhores Clínicas de Implante Dentário em São Paulo

Se você está procurando um lugar confiável para realizar um implante dentário em São Paulo,…

4 semanas atrás