Implantes Dentários

Implante com carga imediata: quando não fazer?

O implante com carga imediata é um grande avanço dentro da odontologia. A técnica permite, em alguns casos, que o paciente chegue ao consultório sem dentes e saia com o sorriso completo no mesmo dia ou em até setenta e duas horas.

Como funciona a carga imediata para implantes rápidos

Em resumo, a técnica consiste na colocação de implantes dentários e coroa de forma rápida, tanto em paciente com perda dentária múltipla ou unitária. Em princípio, qualquer paciente em boas condições de saúde e com espessura e altura óssea suficiente para fixação primária dos implantes, é um bom candidato a se beneficiar com esta técnica. 

No entanto, na maioria dos casos, o paciente tem alguma restrição que o impede de receber a carga imediata. Principalmente por conseqüência da má qualidade óssea do maxilar ou mandíbula que inviabilizaria a fixação primária dos implantes.

Esta principalmente presente em pessoas que há muito tempo estão sem dentes e com reabsorção óssea avançada. É o caso de usuários de dentaduras, fumantes, portadores de osteoporose, diabetes e bruxismo. Essa condição pode ser confirmada através de um exame de imagem, como a tomografia computadorizada.

Planejamento para carga imediata é importante

Outra condição que se deve observar antes de se submeter ao implante com carga imediata é a localização onde ele vai ser colocado. Em áreas onde o esforço mastigatório é maior, a indicação da carga imediata é sem dúvida feita com mais cautela. 

Nesse sentido, normalmente a indicação é a fixação primária dos implantes dentários cone-morse e a colocação imediata de prótese provisória sobre eles. O paciente recebe orientações em relação à alguns cuidados que devem ser tomados nos primeiros meses após a cirurgia, até a completa cicatrização do osso e gengiva.

Essas orientações são, basicamente, cuidados com esforço mastigatório e higiene oral adequada para evitar a perda dos implantes. Esse processo deve durar em média de 3 a 6 meses. Ao final desse período, o paciente retorna ao consultório para substituição da prótese provisória pela prótese definitiva.

Ou seja, essa substituição só ocorre quando osso e gengiva já estão completamente cicatrizados. Quase sempre podemos afirmar que a colocação de implantes com carga imediata, desde que feito com critério e planejamento, e com cuidados no pós-operatório, têm tudo para ser um sucesso.

Carga imediata exige integração entre paciente implantodontista e Protesista, e laboratório de prótese

Também é preciso também que haja sintonia entre paciente e o implantodontista. Sobretudo se ele for um profissional sério e concluir através de exames que você não é um candidato a receber carga imediata, seja paciente.

O processo de implantes dentários sem a técnica de carga imediata pode ser um pouco mais demorado, mas os resultados serão plenamente satisfatórios. Assista ao vídeo de uma cirurgia de carga imediata (não clique se for sensível à imagens cirúrgicas).

Clínica Odontológica ImplArt

A Clínica Odontológica ImplArt é composta por profissionais especialistas em implantes dentários, tendo realizado milhares de procedimentos com resultados muito satisfatórios. Então venha nos fazer uma visita.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

4 semanas atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

4 semanas atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

1 mês atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

1 mês atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

1 mês atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás