Odontofobia

Tratamentos odontológicos clínicos sob sedação

Há quem pense que a sedação em tratamentos odontológicos só é utilizada em cirurgias ou procedimentos mais complexos, mas ela também pode ser administrada em tratamentos clínicos. Essa técnica surgiu com o intuito de oferecer tranquilidade às pessoas que sentem pânico só de pensar em sentar na cadeira do consultório odontológico.

A sedação é um grande recurso para quem tem medo de dentista

O medo de dentista é uma situação real, chamada de Odontofobia, ou seja, medo de dentista. As sensações são variadas e envolvem transpiração, ansiedade, taquicardia, tontura, náusea e às vezes desmaio. O medo de dentista faz com que algumas pessoas evitem ir ao consultório odontológico com regularidade e acabam por adquirir problemas que comprometem a saúde bucal sem a prevenção adequada, principalmente cáries, gengivite e periodontite.

A odontofobia pode ser minimizada através de sessões de psicoterapia, hipnose e sedação com inalação de gás óxido nitroso* ou medicamento endovenoso, por exemplo. Cada uma delas tem suas características, mas tem suas desvantagens.

Resultados com a psicoterapia eventualmente podem ser demorados. A hipnose com essa finalidade não é tão acessível assim. A inalação do óxido nitroso causa uma sedação leve e portanto pode não ser tão eficiente em cirurgias odontológicas, apenas em alguns procedimentos clínicos.

Saiba mais sobre medo de dentista.

Assim, a sedação endovenosa acaba sendo a mais vantajosa por ser rápida e deixar o paciente em estado de sonolência profunda durante todo o procedimento (que pode durar horas). A sedação endovenosa só pode ser feita por médico anestesista.

Ela diminui o nível de consciência do paciente, mas não é um tipo de anestesia geral, porque não tira a capacidade do paciente respirar sozinho e de responder a estímulos físicos e verbais. Ainda assim, é recomendado que no dia do tratamento o paciente esteja acompanhado. 

Tratamentos odontológicos clínicos sobre sedação:

De um modo geral, a sedação pode ser administrada em qualquer pessoa em boas condições de saúde e que gostaria de realizar seu tratamento com rapidez, sem o vivenciamento dos possíveis desconfortos.

*A Clínica ImplArt realiza apenas a sedação endovenosa e não utiliza o óxido nitroso.

Conclusão

No entanto, é importante ressaltar que a sedação endovenosa só deve ser realizada por um médico anestesista devidamente qualificado. Durante o procedimento, o paciente estará em um estado de menor consciência, mas ainda capaz de respirar e responder a estímulos. É recomendado que o paciente esteja acompanhado durante o tratamento, garantindo assim sua segurança e bem-estar. Na Clínica ImplArt, oferecemos sedação endovenosa para tratamentos odontológicos clínicos, visando proporcionar rapidez e conforto.

Conheça a Clínica ImplArt:

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • JOSINETE ALVES DE MELO REZENDE diz:

    PRECISO DE AJUDA URGENTE, SOFRO DE ODONTOFOBIA E TODOS DIZEM QUE É FRESCURA, MAIS O FATO É QUE HÁ MAIS DE DOIS ANOS PRECISO EXTRAIR 02 DENTES E NÃO CONSIGO NEM PASSAR NA CALÇADA DO DENTISTA QUE PASSO MAL,MAS PRECISO TOMAR ANBIOTICO CONSTANTEMENTE,ESSES DENTES VIVEM INFLAMADOS E DOEM, TENHO MT MEDO DE TER UMA DOENÇA PIOR CASO NÃO EXTRAIA LOGO. MAIS SEMPRE QUE AMANHEÇO O DIA DIZENDO PRA MIM MESMA QUE HJ VOU EXTRAIR ESSE DENTE. É O DIA QUE NÃO SAIO DE CASA O MEDO É MAIOR DO QUE EU PENSO NA INJEÇÃO NA BOCA,PENSO TANTA COISA,MEU MARIDO PEGA MT NO MEU PÉ PRA EU TIRAR ESSES DENTES,POR FAVOR ME AJUDEM ESTOU DESESPERADA,QUERIA DORMIR E QUANDO ACORDAR JA TER TIRADO ESSES DENTES DE MINHA BOCA.

    • Equipe ImplArt diz:

      Boa noite Josinete. Agradecemos o seu contato!
      Você não precisa ter medo algum de ir ao dentista! Somos profissionais empenhados ao máximo para ajudar as pessoas. Além de tudo, somos preparados para compreender os anseios de cada paciente e realizar o tratamento da forma mais confortável possível. Sugerimos que você procure ajuda profissional o quanto antes para evitar o agravamento do seu problema.
      Estamos à disposição.

  • JOSINETE ALVES DE MELO REZENDE diz:

    QUE DEUS ABENÇOE VCS CUIDAREM MAIS DE PESSOAS QUE SOFREM DESSE PROBLEMAS,

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

1 mês atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

1 mês atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

2 meses atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

2 meses atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

2 meses atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás