Na rotina de uma clínica especializada em implantodontia, é muito comum receber pacientes fumantes. Ainda mais em nosso caso que somos uma clínica focada em reabilitação oral, o cigarro causa uma incidência de problemas dentários maior.
Também é comum que o cigarro tenha sido um dos causadores dos problemas dentários do paciente, embora o fumante raramente o admita. Na maioria das vezes o cigarro está presente há mais de 10 anos e em grande quantidade.
Apesar de haver outras doenças envolvidas com o cigarro, vamos pensar somente nas consequências na boca. Entretanto, se houver uma combinação de higiene oral pobre, cigarro, bactérias e predisposição genética, o resultado pode ser catastrófico.
Esteja atento para as recomendações para atendimentos odontológicos pela epidemia de coronavírus, (COVID-19)
Os sinais e sintomas causados pelo cigarro são comuns:
Enfim, sintomas clássicos de doença periodontal em estados variáveis, além de comprometimento estético. O planejamento do tratamento na maioria das vezes envolve em primeiro lugar a remoção dos focos de infecção, por exemplo em dentes com cáries e a remoção de placa bacteriana e tártaro.
No próximo passo, em seguida são posicionadas próteses provisórias e são realizadas as restaurações. Portanto, a reconstrução da boca, que é também chamada de reabilitação oral só ocorre depois que tudo está limpo.
Observe que o fumante tem que saber de antemão que seu caso sempre será complicado, pois entre os motivos estão:
As dificuldades biológicas fazem com que os tratamentos tenham sempre maior possibilidade de complicações e problemas, pois as toxinas do cigarro vão interferir com a química intercelular da cicatrização óssea.
Por isso na maioria das vezes evitamos técnicas arrojadas como enxertos ósseos grandes, implantes com carga imediata ou rápida. Ainda, Orientamos o paciente a parar de fumar literalmente e a utilizar os artifícios de quem quer parar de fumar por pelo menos 15 dias antes da cirurgia e até 2 meses depois de realizada.
Entretanto, isto não significa que os problemas do cigarro não podem atingir implantes depois de realizados. Pelo contrário, os implantes podem sofrer infecções também.
O FUMO É UM VENENO PARA A BOCA, e as fotos atrás das caixas de cigarro são verídicas, pelo menos podemos dizer para as da boca. Quando vejo um grupo de jovens fumando, o que é muito comum, já imagino que haverá ainda muitos pacientes para a implantodontia.
Hoje, por sorte, já temos em nossa clínica um bom histórico de pessoas que pararam de fumar para realizar seu tratamento dentário e implantes com mais segurança. Mas é claro, tudo depende do quão importante é o tratamento para a pessoa.
Os cigarros eletrônicos estão na moda. Principalmente os jovens estão aderindo a essa nova tendência de fumo, acreditando que não faz mal à saúde. A respeito da saúde bucal podemos dizer que estamos detectando problemas nos dentes dos fumadores de cigarro eletrônico.
Os corantes que contém e sua química são diferentes de um cigarro normal mas isso não quer dizer que sejam melhores. Os efeitos na saúde bucal causados pelo cigarro eletrônico aparecerão daqui a algumas décadas e por enquanto são imprevisíveis.
Portanto, em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco, pois ficaremos felizes em atendê-lo.
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Topics in this articleWhy choose All on 4 Implants in Brazil?The cost of All on…
Fico sem o dente durante o tratamento com implante dentário? Esta é uma dúvida freqüente…
As lentes de contato para os dentes são finas camadas de porcelana ou resina composta,…
Tópicos deste artigoA cirurgia para colocar implantes dentários Vídeo demonstra cirurgia de implante dentário A…
TópicosTransformações sorriso a sorriso1. O poder das imagens2. Tipos de casos3. A importância de conhecer…
Pontos explicados neste artigo:O que é perda óssea dentária?Principais causas da perda óssea dentáriaTratamento para…
Ver comentários
Dr.Roberto, estou pensando em fazer implantes e sou fumante; estive pesquisando seu site e me deparei com as consequências do cigarro que muitas vezes fazemos vistas grossas, muito bom o site , já é um incentivo a mais para parar de fumar, pois fumo a 25 anos e já senti uma grande diferença do que eram meus dentes anos atrás e o que são hoje. Parabéns e obrigado.
um grande abraço
Caro Vanderlei,
As informações do site são todas verídicas. O fumante raramente chega à terceira idade com todos os dentes na boca. Espero que pare de fumar.
Vanderlei faça o implante pois foi a melhor coisa q fiz e pare de fumar pois para fazer implante é melhor nao fumar.
Boa sorte
ola...fiz um enxerto ..tirei o menton pra colocr no incisivo central,passado 8 dias,o osso e o parafuso ficou exposto e eu fumava muito..sera q ficou expost devido ao cigarro?e eu tive q fazer uma nova cirurgia,o dentista disse pra mim nao fumar...hj faz 4 dias q nao fumo e 4 dias q fiz aa cirurgia,queria saber ate qnd devo ficar sem cigarro...e o q posso faezr pra nao rejeitar meu enxerto..agradeco...abracos!!
O fato de expor o parafuso não é sinal de que haverá rejeição, porém expor o osso é outra coisa.
Continue sem fumar por 2 meses e se possível pare de vez. Manter a região higienizada ajuda também.
Dr. Roberto,
Boa tarde! Fiz implantes da arcada superior total, o dentista me orientou sobre os problemas que o fumo pode causar, dei muita sorte pois já fazem 2 meses que coloquei os dentes definitivos, não parei de fumar em momento nenhum do tratamento, já fui fazer uma limpeza, pois segundo ele, como sou fumante tenho que ir de 3 em 3 meses, ele me orientou novamente sobre o cigarro, estou muito preocupada. Posso perder estes implantes que fá foram feitos? Vou fazer da arcada dentária inferior. Por gentileza agradeço esclarecimentos. Seu site está muito bom, parabéns!
Aguardo resposta.
Cristina
Existem inúmeros estudos que mostram que a chance de um fumante perder o implante é muito maior do que um paciente não fumante. Quando pensamos em enxerto ósseo muitas vezes prefiro não realizar.
Já realizei muitos tratamentos em pessoas que não pararam de fumar e a maioria deu certo, porém alguns realmente dão errado e é muito frustrante tanto para o paciente quanto para o dentista.
Você deve sim realizar um acompanhamento de perto com o dentista, realizando limpezas periódicas mais freqüentes.
Obrigado pelos elogios.
Nesta semana removemos 7 implantes de uma paciente que fuma 2 maços de cigarro por dia. O seio maxilar estava cheio de pús e muco e o osso estava poroso e frágil.
Tenho certeza de que a principal causa de insucesso foi o fumo.
Em breve postarei fotos do caso.
Se quiser implantes para toda a vida, não fume!
Fiz extração de todos dentes da arcada superior, da inferior ficou apenas 3 dentes, gostaria de fazer implante inferior em zirconia 10 dentes em 4 implantes sendo 2 inclinados, e os da arcada superior da mesma forma, gostaria saber se posso enviar uma tomografia panoramica para um orçamento, ou há necessidade de uma consulta pessoalmente, pois gostaria de ter uma ideia de preço para o tratamento, pois sou de Santa Catarina. Obrigado Aguimar
Olá Aguimar,
Por favor envie para implart @ implart.com.br (digitar sem espaços).
Iremos avaliar e enviar uma resposta.
Obrigado
Boa tarde Dr.Roberto
Sei que o cigarro não combina com implante e enxerto porém minha duvida é:
fumo em média 6 a 8 cigarros por dia, venho tentando parar mas, não é fácil.Com a quantidade de cigarros que fumo terei problemas com meus implantes e o enxerto que fiz?
Desde de já agradeço.
Alice
Olá Aline,
Qualquer quantidade de cigarros irá prejudicar a sua cicatrização de forma proporcional.
Acho impossível prever se terá problemas, melhor seria parar por alguns meses para garantir que não irá interferir. Não consegue fazer esse esforço? Um Abraço
Fiz enxerto na arcada superior com osso ilíaco e a gengiva não fecha, foi dado ponto cinco vezes e o dentista abriu e tentou remover o osso mais como já faz 28 dias a parte de cima está grudada e ele tentou arrancar e não conseguiu...ele desgastou a parte que estava em decomposição limpou tudo e costurou de novo , estou aguardando para ver se Deus me abençoa que agora fecha , ele nunca teve nenhum caso igual o meu.
Por favor, me responda se no seu tempo de experiência já aconteceu isso com algum paciente?
Meu dentista tem 20 anos de profissão e tem feito de tudo para resolver minha situação que está desgastante, tenho medo de perder minha vida por causa desse enxerto, pois tenho que tomar antibiótico e sei que vai causar outros tipos de problema, sem contar que estou fraca por não consegui comer normal somente batida no liquidificador.
Não sou fumante, nao tenho nenhuma doença, por favor me ajude a achar a causa da gengiva nao fechar.
oi
eu fiz enxerto osseo e minha gengiva nao fechava e o osso ficava exposto, depois da terceira cirurgia na gengiva ela fechou. Calma entendo vc pois eu fiquei desesperada mas ja terminei o meu tratamento e to mto feliz
Kayane,
Os enxertos ósseos podem apresentar falhas. Normalmente quando um enxerto não fecha, acaba se infectando e o organismo não o aceitará. Isto não tem a ver com o dentista que com 20 anos de profissão já deve ter adquirido o treinamento necessário.
Tome sim todos os medicamentos que forem recomendados principalmente os antibióticos.
Doutor obrigado pela resposta continuando o meu caso um lado já faz 12 dias que fechou e o outro nao fechou, minha dúvida é esse lado que fechou mesmo tendo perdido um bloco contaminado vai ter sucesso?
Outra pergunta: Corre risco de esse enxerto contaminar meus dentes e eu ter que extrai-los???
Fico no aguardo.
Se perder um bloco de enxerto ósseo seu dentista deverá decidir se fará outro.
Normalmente um enxerto contaminado não afeta os dentes vizinhos, o enxerto é expelido pela gengiva.
Doutor muito obrigado pela rapidez das respostas!!! tem me ajudado muito!!!
Boa noite doutor por favor me esclareça algumas dúvidas : fiz enxerto osseo na arcada e como foi desgastado e suturado 04 vezes e não fechou completamente, meu dentista falou que vai fechar com segunda intenção, com quantos dias isso acontece?Estou ansiosa...pois tenho medo que haja infiltração e danifique todo o enxerto.
Outra pergunta: Quantos meses vc espera o enxerto incorporar para fazer os implantes?
Somente uma Panoramica é essencial para saber se incorporou ou tem que fazer tomografia?
Iza,
Algumas vezes pode haver exposição de material de enxerto na boca e o material pode ser recoberto, porém outras a gengiva não fecha mesmo.
O fechamento é um bom sinal, enquanto que a abertura da gengiva requer cuidados.
Em minha experiência somente em poucos casos houve fechamento por segunda intenção.
Na maioria das vezes que um pedaço de osso fica exposto na boca ele se contamina pelas bactérias e pelo menos uma parte dele é perdida nesse processo, pois o corpo não o absorve. Porém nem tudo é perdido principalmente se a quantidade de material enxertado for abundante.
O enxerto de osso pode ser refeito ou corrigido, e podem ser utilizadas regiões vizinhas para a instalação de implantes dentários.
O caso tem que ser avaliado com calma pelo especialista.
Nós esperamos entre 6 e 9 meses para inserir os implantes dentários.
Tem que fazer a tomografia sim, é o único modo de ver se o enxerto se incorporou sem precisar de uma cirurgia.