Estética Dental

Por que o enxerto gengival é considerado difícil?

O enxerto gengival é uma técnica utilizada para solucionar diferentes necessidades odontológicas, basicamente para reconstruir o tecido gengival perdido ou deformado em consequência de algum trauma ou doença periodontal, ou pela retração gengival causada pela força excessiva na escovação. 

Qual a importância da gengiva para a saúde e estética?

A gengiva tem a função de recobrir e proteger a raiz do dente, além de dar um aspecto harmonioso ao sorriso. Portanto quando ela é afetada, existe um risco para a saúde e para estética do sorriso. 

A perda ou a retração gengival deixa a raiz exposta e o paciente fica com os dentes sensíveis e portanto mais suscetíveis às outras doenças periodontais, como cáries, placa bacteriana e tártaro. Em estágios mais avançados, essas doenças também podem acometer o osso de suporte dos dentes. A técnica também é bastante indicada nas cirurgias de implantes dentários.

Quando o paciente procura o consultório para substituir dentes perdidos por implantes, seja por trauma ou pela doença periodontal avançada, normalmente o tecido ósseo e gengival já está deteriorado. Portanto, necessitando de reconstrução da espessura e do volume ósseo e gengival. Existem três maneiras de fazer o enxerto de tecido gengival e cada um deles atende diferentes necessidades:

Enxerto de tecido conjuntivo

Indicado para aumentar o volume gengival e recobrir a raiz (ou implante). O Tecido é retirado da mucosa do palato (céu da boca).

Enxerto gengival livre

Mais fino, é indicado para recobrir a raiz, sem necessidade de repor volume. O tecido também é retirado da mucosa do palato, porém de uma forma mais superficial.

Enxerto pediculado

Indicado para recobrir a raiz com pequeno defeito, porque o tecido é provido da gengiva do dente ao lado. O enxerto bem realizado tenta imitar ao máximo as características naturais da gengiva, como textura, formato, volume e coloração. No entanto essa é considerada uma técnica difícil na prática odontológica. Existem diversas dificuldades que podem ocorrer durante e após o tratamento, como o escurecimento do tecido transplantado, a visibilidade entre a borda do enxerto e o restante da gengiva (aspecto de remendo), sobre volume ou infecção e necrose do enxerto.

Saiba mais sobre enxerto ósseo

enxertos gengivais são mais estéticos e enxertos ósseos podem ter a função estética e estrutural para implantes dentários. O enxerto gengival na parte anterior (parte mais visível da arcada), principalmente quando também existe perda óssea, gera ainda mais preocupações, porque se sobrar alguma característica inestética, o paciente tende a ficar mais frustrado. Essa técnica exige bastante paciência tanto do paciente, como do cirurgião dentista. Em muitos casos são necessárias mais de uma intervenção cirúrgica para tentar deixar o enxerto mais próximo do esperado. Os cuidados pós-cirúrgicos também são importantíssimos para o sucesso do enxerto gengival, principalmente para evitar sangramentos, inchaços e infecções. Existe uma alternativa ao enxerto gengival que pode ser aplicada em alguns casos, é a instalação de prótese com camada de gengiva artificial que reproduz a gengiva natural. Você pode conhecer melhor esta técnica clicando aqui.

Conheça a Clínica ImplArt

A Clínica ImplArt possui completa equipe odontológica e estrutura tecnológica avançada que certamente deixam seu tratamento mais rápido e confortável.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • Olá , se é difícil fazer a reposição da gengiva por meio de encherto , então qual o melhor meio de fazer esse tratamento , fiz esses dias o encherto deu rejeição, tem outro método melhor

    • Zeca Pagodinho diz:

      Existe uma alternativa ao enxerto gengival que pode ser aplicada em alguns casos, é a instalação de prótese com camada de gengiva artificial que reproduz a gengiva natural. Você pode conhecer melhor esta técnica clicando aqui.

      • Preciso fazer um enxerto
        gengival .o gengival precisa
        Com ter preenchimento com
        prótese. meu nome é sheila.

        • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

          Olá Sheila só pelo seu comentário não consegui compreender bem qual o problema em sua gengiva.
          Por favor entre em contato conosco, sugiro pelo Whatsapp, e podemos agendar uma consulta.

  • Meu nome sheila tenho
    Sensibilidade é , gengiva sempre emflama eu tiver pergar ósseas em quase todos dentes é, minha raiz
    Ficou esposta.

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Olá Sheila venha fazer uma avaliação e analisaremos qua é o problema da inflamação das suas gengivas

  • Fiz um enxerto de gengiva, e prosseguir todos os procedimentos, porém na hora retira os pontos..não deu certo o que devo fazer... ? Devo refazer?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Na maioria das vezes um enxerto mal sucedido da gengiva não inviabiliza uma nova tentativa.
      Sempre vale a pena tentar se o caso tiver um bom prognóstico.

  • Fiz a cirurgia de enxerto, mas não deu certo. E meu dente ficou mais alongado, ou seja, com menos gengiva do que antes. É normal? E ficou bastante sensível

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

1 mês atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

1 mês atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

1 mês atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

2 meses atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

2 meses atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás