Periodontite e implantes: a reabilitação é possível nas pessoas que apresentam a doença periodontal? Saiba os casos em que o tratamento é possível.

A doença periodontal é o principal motivo de perda dentária em adultos. Trata-se de uma doença infecciosa e crônica que deteriora progressivamente os tecidos de suporte dos dentes.

Porém a doença periodontal passa por várias fases e pode ser identificada e controlada em fase inicial.

Os primeiros sinais de periodontite são o acúmulo de placa e tártaro que se não removidos podem evoluir para gengivite.

Quando não tratada, a gengivite então abre espaço para infecção bacteriana e deterioração progressiva do osso de suporte dos dentes.

Se você perdeu um ou mais dentes em virtude de periodontite, deve estar se perguntando: é possível repô-los com implantes dentários?

Leia mais: os 5 piores problemas com implantes

É possível receber implante dentário com doença gengival? Se a infecção culminou na perda dos dentes, ela também não poderia causar o mesmo nos implantes?

A periodontite é considerada um desafio para a Implantodontia. É necessário identificar as melhores soluções para pacientes portadores da doença a fim de encontrar um tratamento eficaz.

O sucesso a longo prazo requer um esforço conjunto entre dentista e paciente.

De fato é que é possível colocar implante dentário em um paciente com periodontite, porém cada caso é analisado com muita cautela e planejamento.

Para que a doença não acometa os dentes vizinhos e no implante, é importante trata-la e controla-la.

O dentista também avalia o quadro de saúde geral do candidato antes de indicar o tratamento. Pessoas com diabetes, por exemplo, tem mais propensão a desenvolver doença periodontal.

Leia mais sobre limpeza periodontal

O dentista indica o tratamento apenas quando verifica que há chances de sucesso no tratamento. Ainda assim não há garantia de 100% de sucesso.

fases da doença periodontal

Cuidados após a cirurgia

Após a colocação dos implantes, o paciente recebe orientações com relação a importância de se manter a boa higienização bucal.

Cuidados para evitar acúmulo de placa e tártaro na prótese, o controle da diabetes e a importância de parar de fumar (quando são o caso).

Também explica que é importantíssimo retornar ao consultório odontológico para consultas regulares (o intervalo entre as consultas é avaliado caso a caso).

Nestas consultas o dentista avalia vários fatores de risco para o implante, como por exemplo, se a higienização da prótese está sendo feita corretamente.

Os pequenos focos de acumulo de placa bacteriana nos dentes e na prótese, sinais de sangramento gengival bem como primeiros sinais de infecção em torno do implante (peri-implantite).

Portanto as consultas são essenciais para se tomar providências para tentar evitar a perda dos implantes dentários.

Periodontite e implantes: pessoas com periodontite a doença podem colocar implante?
Clínica ImplArt