A doença periodontal é o principal motivo de perda dentária em adultos.

Trata-se de uma doença infecciosa e crônica que principalmente deteriora progressivamente os tecidos de suporte dos dentes.

No entanto a doença periodontal passa por várias fases e pode ser identificada e controlada em fase inicial.

Os primeiros sinais de periodontite são o acúmulo de placa e tártaro que se não removidos podem então evoluir para gengivite.

Quando não tratada, a gengivite abre espaço para infecção bacteriana bem como deterioração progressiva do osso de suporte dos dentes.

Se você perdeu um ou mais dentes devido a periodontite, deve estar se perguntando: é possível repô-los com implantes dentários?

Leia mais: tempo de recuperação de implante dentários

É possível receber implante dentário com doença gengival? Se perdi os dentes em virtude da periodontite, ela também não poderia causar o mesmo nos implantes?

A periodontite é considerada um desafio para a Implantodontia. É necessário identificar as melhores soluções para pacientes portadores da doença a fim de encontrar um tratamento eficaz.

O sucesso a longo prazo requer um esforço conjunto entre dentista e paciente.

De fato, é possível colocar implante dentário em um paciente com periodontite, entretanto cada caso é analisado com muita cautela e planejamento.

Para que a doença não acometa os dentes vizinhos e no implante, é importante trata-la e controla-la.

O dentista também avalia o quadro de saúde geral do candidato antes que seja indicado o tratamento.

Pessoas com diabetes, por exemplo, tem mais propensão a desenvolver doença periodontal.

Leia mais sobre limpeza periodontal

O dentista indica o tratamento apenas quando verifica que há chances de sucesso no tratamento. Ainda assim não há garantia de 100% de sucesso.

Posteriormente à colocação dos implantes, o paciente recebe orientações com relação a importância de se manter a boa higienização bucal.

São recomendações para evitar acúmulo de placa e tártaro na prótese (focos de bactérias), o controle da diabetes e a importância de parar de fumar (quando são o caso).

Também explica que é importantíssimo retornar ao consultório odontológico para consultas regulares (o intervalo entre as consultas é avaliado caso a caso).

Nestas consultas o dentista avalia vários fatores de risco para o implante, como por exemplo se a higienização da prótese está sendo feita corretamente.

Os pequenos focos de acumulo de placa bacteriana nos dentes e na prótese, sinais de sangramento gengival e os primeiros sinais de infecção em torno do implante (peri-implantite).

Portanto as consultas são essenciais para se tomar providências para tentar evitar a perda dos implantes dentários.

Fale com a ImplArt por WhatsApp: (011)99598-1866

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

Pessoas com periodontite podem colocar implante?
Pessoas com periodontite podem colocar implante?
ImplArt Odontologia