Saúde Bucal

O que fazer quando surge uma cárie dentária?

Tenho uma cárie, e agora? A cárie dentária é um tipo de lesão causada por bactérias presentes no biofilme, placa ou tártaro. A atividade bacteriana libera toxinas que, aos poucos, vão deteriorando o esmalte dentário e a lesão chega até a dentina, uma camada mais profunda e sensível dos dentes.

A cárie dentaria deve ser tratada o antes possível para evitar que a lesão ao dente avance. Caso isso aconteça, ela pode se aprofundar e ocasionar lesão na estrutura dental e necessidade de tratamento de canal. Em casos mais avançados, a lesão pode ocasionar a perda dental e consequente necessidade de implante dentario.

Por isso, não descuide sua saúde bucal e em caso de cárie dentária, trata-se a logo que possível.

O que é cárie dentária?

Por isso a pessoa com cárie tem sensibilidade e dores constantes nos dentes. As melhores condutas para evitar o surgimento de cáries são: escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar fio dental para remover alimentos entre os dentes, ir ao dentista para realizar limpeza profissional e polimento dos dentes.

Essas são as maneiras mais eficazes para evitar o acumulo de biofilme, placa bacteriana e tártaro.

Sintomas de cárie

O primeiro sinal da cárie dentária é o surgimento de brancas e opacas no esmalte dentário. É uma consequência da desmineralização do esmalte, ou seja, perda de minerais que compõem o esmalte. Muitas pessoas não se atentam a esses sinais porque acham que a cárie é uma lesão escurecida.

Por isso a importante de visitar o dentista regularmente, pois somente o olhar de um profissional é capaz de identificar problemas ainda em fase inicial, em tempo de tratar e evitar o avanço da cárie.

Conforme a cárie avança por falta de tratamento, surgem manchas amareladas escuras nos dentes. Isso nada mais é do que a exposição da dentina, uma camada mais profunda e que naturalmente possui essa cor. Essa região é muito sensível e deveria estar sempre protegida pelo esmalte. Nessa fase, a pessoa experimenta sensações que vão desde sensibilidade dentária a dores nos dentes muito incômodas.

Avanço de lesão cariosa em 5 anos até o ponto em que o dente não pôde ser mais tratado e precisando de extração. A boa notícia é que houve reposição imediata do dente, com a colocação de um implante dentário no mesmo dia da extração.

Aos poucos a dentina também é destruída e a cárie adquire uma tonalidade mais escura, com aspecto de furo preto no dente. A falta de cobertura do esmalte permite a entrada de bactérias na região da polpa dentária e dos canais, causando dor, gengiva inchada ou sangrando e mau hálito. Popularmente as pessoas chamam o dente com cárie de dente podre.

Tratamento de cárie

A cárie dentária só pode ser tratada em consulta com o dentista, ou seja, não existe tratamento caseiro capaz de eliminá-la.

Em fase inicial, o dentista irá avaliar a desmineralização e usar de recursos no consultório para tentar remineralizar o esmalte, como a aplicação de flúor e a prescrição de produtos específicos para usar em casa.

Em fase moderada, normalmente é realizada uma restauração para cobrir a parte desprotegida pela perda do esmalte. Consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, e em seguida é feita a aplicação de resina na mesma cor do dente. É muito importante que a pessoa não deixe de ir ao consultório para avaliar a integridade e adaptação das restaurações ao longo do tempo para evitar infiltrações cariosas.

Em casos de cárie avançada, o dente é radiografado e examinado. Em muitos casos é indicado um tratamento dos canais e obturação, e na sequência a recomposição do dente com a instalação de coroa sobre pino.

A cárie profunda muitas vezes destrói o dente ao ponto de não ser mais possível trata-lo, ou seja, a extração é a solução indicada para manter a saúde bucal. Mas isso não significa que a pessoa tem que viver com a falta desse dente.

O dentista pode planejar a colocação de um implante dentário e a instalação de uma coroa fixa logo após a extração, até mesmo em Day Clinic. Dessa forma o paciente sai do consultório com dentes.

Em casos de dúvida, entre em contato conosco ou agende uma consulta na Clínica Odontológica ImplArt.

O que fazer quando surge uma cárie dentária?

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Post recente

All on 4 Implants in Brazil: affordable Smiles

Topics in this articleWhy choose All on 4 Implants in Brazil?The cost of All on…

1 mês atrás

Fico sem dentes durante o tratamento com implante?

Fico sem o dente durante o tratamento com implante dentário? Esta é uma dúvida freqüente…

2 meses atrás

Vídeo de lentes de contato para os dentes: o que são?

As lentes de contato para os dentes são finas camadas de porcelana ou resina composta,…

2 meses atrás

Vídeo: cirurgia de implante dentário

Tópicos deste artigoA cirurgia para colocar implantes dentários Vídeo demonstra cirurgia de implante dentário A…

2 meses atrás

Album de fotos – Implante dentário e estética dental – ImplArt

TópicosTransformações sorriso a sorriso1. O poder das imagens2. Tipos de casos3. A importância de conhecer…

2 meses atrás

Entenda a perda óssea dentária e prevenção

Pontos explicados neste artigo:O que é perda óssea dentária?Principais causas da perda óssea dentáriaTratamento para…

5 meses atrás