O clareamento dental a laser é um recurso importante para melhorar o resultado da reabilitação oral estética

A busca por um sorriso mais branco vem se tornando a cada dia mais comum. O clareamento dental ou branqueamento dental é uma solução não invasiva que branqueia a superfície dental sendo um método excelente para obter um sorriso mais harmônico.

Em um tratamento com reabilitação oral estética, ou próteses dentárias, restaurações e implantes, o clareamento dentário deve ser feito ANTES do final do tratamento. É necessário saber antes a cor final que os dentes atingiram com o clareamento para que possamos selecionar a cor correta dos novos trabalhos estéticos. Principalmente em tratamentos rápidos como em nosso DayClinic.

.

Antes de iniciar o clareamento dental, a pessoa precisa passar por uma avaliação dos tecidos bucais, considerando dentes, gengiva, língua e mucosa interna.

Visite o site da clínica de implante dentário e estética dental ImplArt – São Paulo – SP

Posso escolher a cor do meu dente no clareamento?

Não é possível escolher a cor final para o clareamento dental. Como cada caso é diferente do outro, porém dentes amarelados, marrons, escurecidos ou com manchas (por consumo de chá, café, cigarro e acúmulo de placa bacteriana) são clareados com mais facilidade. Cada tipo de mancha vai reagir de forma diferente com o gel clareador. As manchas provenientes da alimentação, em geral amareladas, reagem melhor ao clareador.

Entretanto manchas acinzentadas podem ser mais difíceis de remover pois estariam relacionadas a metais, que não reagem com o clareamento. O paciente deve saber que após realizar um clareamento dentário, pode haver diferença de cor entre próteses antigas, coroas, pontes ou restaurações, com a cor mais clara dos dentes naturais branqueados. Se houver uma diferença de cor, pode ser necessário refazer esses tratamentos pra uniformizar o sorriso.

Como funciona o clareamento dental?

Todos os tipos de clareamento dental se baseiam em géis de peróxidos, sendo os mais comuns o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio, em diferentes concentrações. Os clareadores são substâncias agem seletivamente nas moléculas orgânicas dos corantes nos dentes, destruindo-as. Existem basicamente duas maneiras de realizar um clareamento dental, uma em consultório (a laser) e outra na qual você realiza o tratamento em casa, ambas com resultados semelhantes:

Clareamento em consultório – a laser

Também conhecido como clareamento a laser. Utilizando um gel clareador de alta potencia, é possível clarear um ou mais dentes em uma única sessão de 45 a 60 minutos. O clareamento dental a laser é ideal para quem tem pouco tempo e exige resultados rápidos ou acha desconfortável o clareamento caseiro. O gel clareador por si só age no dente e o clareia.

Entretanto, com a aplicação do laser que também é combinado com LEDs (luzes de alta potência) aceleram a velocidade de reação do clareador, tornando dessa forma o processo mais eficiente. O produto clareador é composto em geral de peróxido de carbamida a 35% ou um peróxido de hidrogênio em alta concentração.

Efeitos colaterais do clareamento a laser

Como efeitos colaterais do clareamento, temos alterações TEMPORÁRIAS E REVERSÍVEIS, sendo comum que os dentes fiquem sensíveis e que as gengivas fiquem temporariamente brancas ou esbranquiçadas.

As manchas brancas na gengiva não são um clareamento gengival, existe uma técnica de cirurgia que realiza esse branqueamento. As gengivas voltam ao normal em alguns minutos, enquanto que a sensibilidade dos dentes desaparece em poucos dias. O paciente pode tomar medicamentos analgésicos para alivio da dor.

Efetividade do clareamento dental a laser

Sua efetividade varia de pessoa para pessoa, pois depende também da potência do gel clareador utilizado e do tipo de manchas presentes.

Quanto tempo dura um clareamento a laser?

O clareamento dental não é permanente, não dura para sempre, e deve ser feito um retoque em um período de tempo. O tempo para fazer um novo clareamento pode variar de acordo com seus hábitos alimentares, principalmente no que diz respeito a alimentos com corantes como café, chás, refrigerantes ou vinhos.

O clareamento dental não faz mal aos dentes?

Em pesquisas científicas, o Dr. Roberto Markarian verificou que o clareamento dental não prejudica o esmalte dos dentes¹, agindo somente na parte orgânica do dente, deixando os minerais intactos. Portanto o clareamento é um tratamento seguro e indicado em dentes que estão amarelados por maus hábitos alimentares, medicamentos, pelo fumo ou pela idade.

¹ Dental Bleaching: Trace element concentration in enamel using particle accelerator. FRANCCI C, MARKARIAN RA, SPADA AE, NAKAMA R, MORI M, ADDED N, RIZZUTTO MA. International Academy of Dental Research, Honolulu, Hawaii – CD-ROM OF Abstracts, 2004.

E se eu quiser deixar meus dentes ainda mais brancos?

Para deixar os dentes ainda mais brancos você poderá realizar lentes de contato dentais. Você já conhece essa técnica? Veja um caso de antes e depois com lentes de contato dentais.

Agende sua consulta agora mesmo na ImplArt Odontologia.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Open chat