Implantes Dentários

Há mais de 30 anos, o uso de implantes dentários e próteses é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico, muito simples, rápido e indolor, no osso maxilar para substituir a fixação de um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma prótese de um dente ou de vários deles, buscando recuperar as funções físicas e obter uma aparência natural.

É portanto, um processo que envolve duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes e a segunda etapa, a etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.

Implante e Prótese

Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente.

Os implantes podem ser utilizados para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras. Com a popularização dos implantes, os tratamentos que antes tinham custo elevado hoje em dia se tornaram muito mais viáveis.

As próteses são muito duráveis, mas pode haver necessidade de trocar a prótese em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Pergunte a quem já fez implantes! Veja depoimentos de alguns de nossos pacientes!

Dúvidas Freqüentes: Implantes