A raspagem periodontal é um tratamento para controle de doenças periodontais que atingem gengivas, dentes e raízes.

Os primeiros sinais da doença periodontal sobretudo são: inflamação e sangramento nas gengivas, acúmulo de placa bacteriana e tártaro na base do dente e perda de inserção entre gengiva e dente, fazendo surgir bolsas periodontais.

Essas bolsas abrem espaço para formação de placa bacteriana e tártaro também abaixo da linha da gengiva.

A doença periodontal em estágio mais avançado inflama a gengiva e o osso alveolar.

Esses tecidos são responsáveis por dar suporte aos dentes, e por conseqüência disso os dentes podem ficar moles e até cair.

Esse foco de infecção bacteriana também pode trazer riscos para a saúde do paciente em geral.

Saiba mais sobre doença periodontal.

A raspagem periodontal tem a finalidade de retirar a placa bacteriana e o tártaro dentro das bolsas e na superfície dentária.

A raspagem é feita manualmente ou por meio de vibração com aparelho ultrassônico.

Algumas vezes esse procedimento só é feito depois da aplicação de anestesia local para evitar dores e incômodos, já que o paciente muitas vezes está com dentes sensíveis e gengivas inflamadas.

A quantidade de sessões vai depender do estágio da doença.

Dessa forma, espera-se que haja uma paralisação da atividade bacteriana que libera toxinas e inflama as gengivas.

O tecido gengival deve cicatrizar e as bolsas diminuir (para que isso ocorra, o paciente precisa seguir as recomendações profissionais de higienização oral adequada).

Leia mais sobre implante dentário e periodontite

É sempre bom lembrar que:

• A correta higiene oral após todas as refeições é a melhor forma de evitar o acúmulo de placa bacteriana;
  • A visita regular ao dentista para limpeza profissional também é muito importante;
  • Os cuidados devem ser redobrados em pacientes com diabetes, imunossuprimidos e fumantes;
  • Quanto mais cedo o tratamento for iniciado aos primeiros sinais de doença periodontal, maior a chance de preservar o dente e dessa forma evitar sua extração.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.