A utilização de programas computadorizados tem ajudado no planejamento e simulação de diversos tratamentos odontológicos, facilitando a compreensão do paciente com relação ao seu tratamento, e permitindo ao dentista uma maior previsibilidade dos resultados.

Com o planejamento digital do sorriso, é possível desenhar coroas, restaurações, lentes de contato dentais para tratamentos estéticos e o planejamento de implantes dentários, buscando a harmonia do sorriso e tornando o tratamento mais rápido e confortável.

 

Estética Dental (Smile Design)

O projeto digital do sorriso começa com a captação das imagens orais do paciente através de um scanner intraoral. Essas imagens são transformadas em um molde 3D computadorizado das arcadas dentárias. Através do modelo 3D, é possível iniciar o planejamento do tratamento, buscando solucionar diferentes problemas que comprometem a estética, função e harmonia do sorriso.

Finalizado o projeto digital, os softwares de planejamento odontológico permitem a sobreposição do planejamento na foto do paciente, facilitando a compreensão do paciente sobre as etapas do tratamento antes mesmo de inicia-lo.

 

escaneamento intraoral peq

 

 

Alguns tratamentos odontológicos que podem ser planejados em computador:

  • Aumentar o comprimento ou volume de um ou mais dentes.
  • Alinhar dentes assimétricos
  • Confeccionar restaurações para dentes quebrados ou deteriorados
  • Confeccionar Lentes de Contatos Dentais
  • Harmonizar os dentes com o biotipo facial
  • Harmonizar a tonalidade dos dentes
  • Substituir restaurações inestéticas por restaurações de porcelana
  • Confeccionar pilares e próteses de zircônia metal free (livre de metais)

 

Os tratamentos odontológicos planejados em computador também permitem a realização de muitos procedimentos em Day Clinic (modalidade de atendimento intensivo).

 

Planejamento computadorizado da cirurgia de Implantes Dentários

As cirurgias de implantes dentários podem ser planejadas e simuladas por computador. O primeiro passo é a realização de uma tomografia computadorizada, para diagnosticar as estruturas ósseas e outros tecidos. A medição do volume ósseo é a base para escolher implantes com dimensões adequadas as necessidades de cada paciente e os melhores posicionamentos para fixa-los.

O dentista também tem a opção de encomendar uma guia cirúrgica plástica que é confeccionada de acordo com as informações da tomografia. A guia cirúrgica funciona como uma régua, com furos que indicam os locais exatos para realizar as perfurações. Essa exatidão ajuda para que o tratamento seja menos invasiva possível e para uma recuperação mais rápida. Evita também o atingimento acidental de estruturas sensíveis, como os nervos.

 

guia_cirurgica3

 

Vantagens da cirurgia de implantes planejada em computador:

  • O planejamento cirúrgico e protético prévio, resultando em procedimento mais precisos;
  • Cirurgia sem retalho com segurança e a possibilidade de carga imediata;
  • Respeita estruturas ósseas e trajeto de nervos e vasos;
  • Reduz a indicação de cirurgias de enxerto ósseo, por exigir planejamento Conhecimento minucioso do caso;
  • Planejamento de procedimentos estéticos e funcionais;
  • Melhor recuperação no pós-operatório;
  • Melhora a comunicação entre paciente e dentista, aumentando a confiança durante o tratamento.

 

A ImplArt Odontologia utiliza as principais tecnologias já desenvolvidas para o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos. Desde o escaneamento intraoral, até a execução de próteses, restaurações e lentes de contato dentais estéticas em impressoras 3D. Se você ficou com a alguma dúvida, entre em contato conosco ou venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes em recebe-lo!

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart