Autor: Dr. Roberto Markarian – Coordenador da Clínica ImplArt

Especialista em Implantodontia – USP, Especialista em Prótese Dentária – CFO, Mestre em Prótese Dentária – USP, Doutor em Implantodontia – Univ SL Mandic (2017)

Nos últimos anos observamos o desenvolvimento de novos materiais protéticos para a implantodontia que possuem propriedades mecânicas intrínsecas, características estéticas diferentes e como consequência fornecem novas alternativas de indicações clínicas.

Em casos de reabilitações totais sobre implantes ainda é comum observar profissionais utilizando a resina acrílica ou resinas foto ativadas com o principal argumento de que a porcelana é mais pesada e por isso incidiria mais força sobre os implantes principalmente em casos onde a cicatrização é inicial. Esse tema foi alvo de minha pesquisa de Mestrado, que está em publicação neste momento, onde testamos materiais com diferentes níveis de rigidez  e analisamos a transmissão de forças a um implante unitário. O resultado foi que mesmo se houvesse na parte protética um material experimental de baixíssima rigidez como um elastômero, ou um material de alta rigidez como um metal, a força transmitida ao implante seria idêntica.

O resultado prático desta pesquisa é que os materiais dentários tem vantagens e desvantagens que o tornam mais apropriado para determinados casos. O balanço de propriedades intrínsecas deve ser ponderado para selecionar o material de nossas próteses, tais como resistência ao desgaste, dureza, ductibilidade, facilidade de reparos e até mesmo a aparência estética.

A zircônia em minha opinião é um material fantástico que veio a nos trazer novas possibilidades pela alta biocompatibilidade, coloração favorável para utilização versátil em diversos tipos de casos desde copings unitários, implante total da arcada, estruturas para prótese parcial fixa, estruturas simples ou complexas sobre implantes.

implart_implante_dentario_cad_cam


Imagem Mostra projeto em computador CAD CAM, elaborado na Clínica ImplArt para implante total da arcada, em fase de provisório.

Na Clínica ImlArt onde sou coordenador utilizamos a zircônia desde 2008, com um grande número de casos desenvolvidos. O retrospecto é de grande sucesso clínico em estética, satisfação de pacientes e com baixo retorno por problemas.

Sistemas CAD CAM permitem que os projetos de nossas reabilitações sejam determinados com refinamentos de oclusão e anatomia. Podemos hoje obter réplicas de provisórios que estejam aprovados pelo paciente diretamente em um material definitivo e altamente estético como o dissilicato de lítio (Emax). Sistemas artesanais como resinas foto ativadas estão caem em desuso e cada vez encontram menos espaço na odontologia moderna.

Os protesistas precisam se atualizar e rever conceitos e condutas clínicas que antes estavam padronizadas. O aumento no número de materiais disponíveis aumenta ao mesmo tempo a versatilidade e a facilidade na resolução de casos que apresentavam dificuldades anteriormente. Outros fatores que devem ser considerados:

Outros fatores que devem ser considerados:

  • Qual a necessidade e queixa do paciente?
  • Qual a demanda estética do paciente?
  • Qual o tamanho da prótese final?
  • Quantos implantes utilizaremos?
  • A prótese é provisória ou definitiva?
  • A prótese terá estrutura metálica (ferro)?
  • Qual o material da prótese? resina, dissilicato de lítio (Emax), zircônia, Metalocerâmica?
  • A prótese será feita em sistemas Cad cam ? ou sistemas artesanais em laboratório ?
  • O custo ou preço é importante ao paciente ?

Referencias: BIOMECÂNICA DA TRANSMISSÃO DE CARGAS A IMPLANTES UNITÁRIOS EM FUNÇÃO DOS MATERIAIS PROTÉTICOS – ANÁLISE FOTOELÁSTICA E DINÂMICA. Autor: Roberto Markarian. Tese de Mestrado – FOUSP, 2006. Orientador: Claudio l. Sendyk. Adaptado de texto enviado para publicação a pedido da Revista Implant News 2012 – O texto tem linguagem técnica e é voltado para dentistas.

Adaptado de texto enviado para publicação a pedido da Revista Implant News 2012 – O texto tem linguagem técnica e é voltado a dentistas


(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

Palavras-chave: ferro, ferros, estrutura, untária, emax, dissilicato, dissilicato de litio, tamanho, zirconia, dente, implante, implantes, reabilitaçao oral, antes, dentista, clinica,  preço, custo, preços, valor, valores, cad cam, Metalocerâmica, provisória, definitiva, melhor,depois, foto, especialista, estética, pesada, implante total da arcada, implante da arcada completa, reabilitação oral, protesista, protético

Open chat