O artigo Clinical relevance of Digital Dentistry during COVID-19 outbreak: a scoped review (Relevância clínica de Odontologia Digital durante surto de COVID-19: a revisão com escopo) do Dr Roberto Markarian (e outros autores) foi publicado na revista Brazilian Journal of Oral Sciences.

O resultado da pesquisa envolveu os esforços de prestigiosos Cirurgiões-Dentistas do Brasil e do Exterior, destacando uma parceria entre a Universidade de Malta, USP (São Paulo), Faculdade SL Mandic (Campinas), GoBeyond (Curitiba)

Como as técnicas de odontologia digital podem evitar a contaminação do Covid-19?

O artigo realizou uma revisão da literatura sobre as vantagens dos fluxos de trabalho digitais em odontologia e as questões de segurança durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Foram incluídos estudos recentes sobre as vantagens da odontologia digital em contrapartida aos métodos convencionais.

Dessa forma, demonstrou-se como ela poderia ajudar a atender às novas demandas de segurança em tratamentos odontológicos durante a pandemia de Covid-19.

Entre as vantagens mais importantes da odontologia digital que contribuem para a segurança durante a atual pandemia estão principalmente:

  • Número reduzido de consultas clínicas presenciais necessárias
  • Menor tempo na cadeira
  • Cirurgias menos invasivas
  • e procedimentos mais seguros.

Foi observado que o uso de fluxos de trabalho digitais na odontologia pode levar ao aumento da segurança e redução da transmissão de COVID-19 durante a atual pandemia.

Os principais recursos digitais atuais demonstrados no estudo estão todos presentes na Clínica ImplArt Odontologia, que é pioneira em um fluxo de trabalho digital em odontologia:

Na Clínica Odontológica ImplArt utilizamos a Odontologia Digital na maioria dos tratamentos dentários realizados.

Radiologia Oral e Maxilofacial

Diferente dos métodos convencionais, na radiologia digital as varreduras são mais rápidas e seguras. O armazenamento de dados 3D digital diminui o número de consultas.

De forma semelhante, o uso de scanners intraorais digitais para odontologia digital oferece moldagens mais rápidas e previne a manipulação de moldeiras com saliva, também reduzindo a quantidade de consultas presenciais.

Odontologia Estética

O enceramento digital (usado para visualizar os resultados de um caso protético antes da execução do tratamento) diminui o número de consultas clínicas. O uso de ferramentas de orientação facial, como por exemplo o Digital Smile Design, permite a previsibilidade dos tratamentos, levando a maiores taxas de sucesso.

A imagem digital permite que o paciente visualize o resultado final esperado do seu tratamento. Por isso, o plano de tratamento e os detalhes podem ser discutidos sem a necessidade de uma consulta física. Saiba mais sobre Tele Odontologia (Consulta Online).

Ortodontia

Alinhadores ortodônticos requerem menos consultas clínicas. Uma das medidas mais importantes para prevenir a propagação e controlar a infecção pelo COVID-19 é realizar uma triagem adequada dos pacientes que não deveriam comparecer à clínica odontológica.

Nesse contexto, o fluxo de trabalho digital com alinhadores ortodônticos exige menos consultas clínicas presenciais, se comparado com outras terapias ortodônticas. Leia mais sobre Ortodontia Digital na ImplArt.

Prótese dentária Digital

Os procedimentos CAD-CAM levam a menos tempo na cadeira e a um número reduzido de consultas. Na odontologia protética convencional, uma série de etapas clínicas são necessárias para a experimentação e ajustes da prótese.

Enquanto que com o fluxo de trabalho digital (odontologia digital), otimiza-se o planejamento e a fabricação de próteses, beneficiando pacientes e profissionais durante a pandemia de Covid-19.

Os procedimentos CAD-CAM têm potencial para produzir próteses confiáveis, como por exemplo a prótese de zircônia. Também reduz o número de consultas, com menor tempo na cadeira. Além de oferecer maior precisão quando comparados aos métodos convencionais. Saiba mais sobre próteses CAD-CAM.

Implantodontia

A cirurgia guiada de implantes é uma técnica computadorizada de odontologia digital que diminui o tempo cirúrgico e o número de consultas. É favorecida pela precisão cirúrgica e pela realização de procedimentos menos invasivos.

É possível realizar uma cirurgia de implante guiada após a realização de exames de imagem, planejamento virtual e impressão 3D do guia cirúrgico. Aumenta-se dessa maneira a previsibilidade do posicionamento do implante.

O fluxo de trabalho digital também pode ser usado em casos de implantes imediatos (carga imediata), com tempo de tratamento reduzido, o que diminui a quantidade de consultas presenciais para finaliza-lo.

Saiba mais sobre cirurgia guiada de implantes dentários.

Cirurgia Oral e Maxilofacial

As guias cirúrgicas CAD-CAM permitem procedimentos mais rápidos e menos invasivos. Durante a atual pandemia, os procedimentos devem ser preferencialmente mais rápidos e redução de aerossol produzido no ambiente.

Nesse contexto, a simulação digital de cirurgias de extração de terceiros molares (dentes do siso) com base em imagens de tomografia computadorizada tem se mostrado valiosa para orientação cirúrgica.

Entre as vantagens da cirurgia guiada por imagem estão a rapidez nos procedimentos assim como o menor tempo na cadeira para realizar as cirurgias.

Endodontia

O planejamento do tratamento digital e o uso de guias endodônticos simplificou o tratamento do canal, ao mesmo tempo que diminui o risco de iatrogenia. O tempo de tratamento de canal é mais rápido e o fluxo de trabalho de odontologia digital oferece maior previsibilidade bem como maiores taxas de sucesso.

Periodontia

Os guias cirúrgicos para a cirurgia de aumento de coroa clínica diminuem o tempo na cadeira e o número de consultas. No procedimento de alongamento de coroa, em que o planejamento virtual permite a criação de guias cirúrgicos CAD-CAM para orientar procedimentos de gengivectomia e osteoplastia na região estética.

Os resultados cirúrgicos em odontologia digital e Periodontia podem ser previstos e diminui o número de consultas clínicas necessárias, quando comparado com a metodologia convencional.

Se você ficou com alguma dúvida sobre odontologia digital entre em contato com a nossa equipe ou então agende uma consulta (também na opção consulta online).

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart