A parestesia é uma alteração sensorial dos nervos sensitivos. Ela pode ocorrer por vários motivos, sendo os principais:

Fratura mandibular, lesão pós cirurgia ortognática, compressão do nervo, dentes impactados, doenças degenerativas, infecção viral, após a cirurgia de bichectomia, após procedimentos de harmonização facial ou reação medicamentosa.

A parestesia do nervo da boca também pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos odontológicos.

Na maioria das vezes ela não é resultado de algum erro cometido durante a cirurgia, mas a consequência de cirurgias mais complicadas em regiões mais delicadas (como por exemplo, colocação de implantes dentários e nas extrações de dentes inclusos inferiores).

O nervo também pode ser estirado, comprimido ou lesionado pelos instrumentos cirúrgico ou pela agulha da anestesia.

O bom cirurgião dentista trabalha com prudência para que esse tipo de inconveniente não ocorra, mas as cirurgias odontológicas, dentro das proporções, têm riscos como qualquer outra cirurgia.

A parestesia pode durar desde alguns dias até uma lesão permanente.

Como é a sensação da parestesia?

As sensações relatadas mais comuns são: formigamento, sensibilidade a alimentos frios ou quentes, dormência, fisgadas, coceiras e queimação na língua.

Sintomas como paralisia e perda de movimento não estão relacionadas à parestesia.

Alguns problemas da articulação da boca – atm – algumas vezes se confundem com parestesias ou alterações nos nervos (nevralgias e fibromialgias).

A aplicação de botox gera sintomas também parecidos com a parestesia, mas na realidade apenas impedem a contração muscular com efeitos reversíveis em 6 meses.

Tratamento com Laserterapia e de parestesia

A parestesia transitória muitas vezes é causada por um edema pós-cirúrgico que comprime o nervo, portanto, é esperado que ela desapareça quando o edema desinchar.

A indicação do tratamento de reversão dos quadros depende muito do grau da parestesia.

A Laserterapia é um recurso bastante eficiente para recuperação sensitiva do nervo. Na maioria dos casos, a parestesia é tratável e de fato reversível.

A Laserterapia é um aparelho que emite luz infravermelha com diferentes comprimentos de ondas e potências.

Elas possuem propriedades terapêuticas muito significativas na odontologia, entre elas a ação analgésica, anti-inflamatória, e bioestimulante.

Acredita-se que o laser infravermelho aja na regeneração do nervo lesionado ou ativa o nervo vizinho para estimular o nervo lesionado.

A aplicação do laser também aumenta a microcirculação sanguínea local, em suma importante para nutrir as células próximas ao nervo lesionado.

É importante iniciar o tratamento o quanto antes, assim que os sintomas da parestesias surgirem.

A quantidade de sessões de aplicação de laser para parestesia é variável e vai depender de cada caso.

O laser odontológico também tem efeito de curar aftas e outras lesões bucais.

Lasers odontológicos também são utilizados para tratamentos de clareamento dental a laser.

Conheça a Clínica ImplArt

A Clínica ImplArt é um centro odontológico completo, onde você encontra tecnologia de ponta e equipe formada pelas principais especialidades. Venha nos fazer uma visita!

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

implante_dentario

Laserterapia para tratamento de parestesia
Laserterapia para tratamento de parestesia
A parestesia é uma alteração sensorial dos nervos sensitivos