
A importância da limpeza dentária profissional a cada 6 meses
A limpeza dentária profissional (profilaxia dentária) feita em consultório odontológico é um procedimento fundamental para manutenção da saúde e beleza dos dentes e gengivas. Isso porque, mesmo com os cuidados diários, (escovação, uso de fio dental e enxaguantes antissépticos), ainda pode haver acúmulo de placa bacteriana e tártaro e ficar despercebido aos olhos de um leigo.
O acúmulo de placa e tártaro cria uma moradia para bactérias na sua boca
Mas tão fundamental quanto o procedimento de limpeza dentária profissional, é a frequência que ele deve ser feito. A maioria dos dentistas recomenda que a limpeza profissional dentária seja feita a cada 6 meses ou mais, dependendo de cada caso. Essa é a melhor forma de evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, os maiores responsáveis pelo surgimento das doenças periodontais.
Para se ter conhecimento da importância da limpeza dentária profissional de forma periódica, entenda o prejuízo que as doenças periodontais podem causar na sua vida, no seu bem-estar e no seu bolso. A má higienização oral pode desencadear a formação de placa bacteriana (biofilme).
Similarmente a um filme transparente e viscoso aderido na superfície dentária, o biofilme geralmente surge bem próximo à linha da gengiva. Como o próprio nome diz, há presença biológica nessa formação. Quando em atividade, libera toxinas que geram irritação e inflamação das gengivas, além disso causa mau hálito.
Doença periodontal é coisa séria
O estágio mais avançado do acúmulo de placa bacteriana é quando ela se torna endurecida, conhecido como tártaro (cálculo). Nessa fase, as toxinas causam gengivite. As gengivas podem sangrar com frequência, espontaneamente ou não.
Se tornam frouxas (ficam afastadas dos dentes e então surgem bolsas). A atividade bacteriana dentro desses espaços atinge o osso responsável pela sustentação dos dentes e também as gengivas. Por conseqüência disso, os dentes podem ficar móveis ou até mesmo cair.
O acúmulo do tártaro também influência negativamente na estética do sorriso, porque sua coloração amarelada destoa com o tom natural dos dentes.
Saiba mais sobre doença periodontal e implante
Atitudes como escovação diária adequada, uso de fio dental e enxaguantes com regularidade são o primeiro passo para evitar o surgimento e acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
A importância da limpeza dentária profissional periodicamente
Entretanto a visita regular ao dentista a fim de realizar limpeza dentária profissional é extremamente necessária. Acima de tudo, o olhar profissional do dentista pode encontrar pontos de acúmulo, principalmente na face interna da arcada, que podem passar despercebidos pelo paciente.
A limpeza profissional consiste basicamente em raspagem do tártaro e polimento da superfície dentária para remoção de placa bacteriana e manchas. Para a maioria das pessoas esse procedimento é de fato confortável e totalmente indolor. No entanto pessoas que possuem dentes sensíveis podem precisar de um anestésico tópico antes de iniciar o tratamento.
Limpeza dentária profissional: como ela é feita?
A limpeza profissional com regularidade é certamente importante em pessoas que ainda possuem seus dentes naturais. Também para aquelas que fazem uso de prótese móvel (dentadura) ou então implantes dentários com prótese fixa.
A frequência e o método podem ser diferentes em cada caso, mas é importante que seja qual for a situação, o paciente se comprometa a visitar o consultório dentário. Assim, a limpeza dentária profissional é em suma importante para a saúde dentária e oral em geral e como já foi demonstrado em vários estudos, também para a saúde do organismo.
Conheça a Clínica ImplArt
Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ficaremos felizes em procurar solucionar o seu caso.
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista