É extremamente importante que o paciente que é submetido à uma cirurgia de implantes dentários retorne ao consultório dentário.

Seja com a técnica mais simples ou aquela considerada mais complexa, é importante saber a necessidade de voltar ao consultório com uma certa frequência ao longo da vida.

Essas visitas têm caráter preventivo, ou seja, são necessárias para verificar a saúde dos tecidos em torno do implante.

Principalmente para evitar a periimplantite (infecção em torno do implante que pode levar à mobilidade e até a perda do implante).

Também para identificar se está havendo por exemplo perda óssea em torno do implante, entre outros problemas que podem acometer implantes ou próteses dentárias.

No momento em que há a consulta, o cirurgião pode solicitar uma limpeza profilática profissional de todos os dentes (naturais ou protéticos).

A limpeza remove focos infecciosos e a realização de exames radiográficos para observar a saúde e integridade das estruturas de suporte dos implantes.

Qual deve ser a frequência de visita ao consultório dentário?

O intervalo dessas visitas é determinado pelo cirurgião ao término da cirurgia e pode variar de acordo com alguns fatores.

Por exemplo o estado geral de saúde do paciente, se ele tem tendência a formar placa bacteriana e doenças periodontais, se ele tem tendência à perda óssea.

Também a observação de alguns de seus hábitos, como bruxismo, o tabagismo (o paciente que é ou foi fumante, por exemplo, necessita de uma maior frequência ao consultório).

A qualidade da higienização oral diária realizada por este paciente, entre outros.

Acho importante ressaltar esse tema, porque tenho observado que muitos pacientes tendem a não querer retornar ao consultório dentário depois da cirurgia se eles não têm sintomas que consideram importantes.

Reforço sobretudo que muitos problemas que culminam na perda dos implantes podem ser evitados em fase inicial nestas consultas.

Uma vez que somente o olhar profissional, com o amparo de exames radiológicos, pode identificá-los em tempo de trata-los.

Em caso de dúvida, deixe sua questão abaixo ou então agende sua consulta em nossa clínica.

Contato

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

dr-roberto-markarian-msc-doutorado-em-curso-e-especialista_19566829191_m
Dr. Roberto Markarian 
Implantodontista e especialista em Prótese Dentária – Coordenador Científico da ImplArt Odontologia