
Doença periodontal e implante dentário
A doença periodontal em estágio avançado pode levar ao comprometimento dos dentes, que muitas vezes ficam moles e precisam ser extraídos.
O que são as infecções periodontais
Trata-se de um conjunto de manifestações inflamatórias causadas por bactérias que acometem os tecidos de suporte dos dentes. Na maioria das vezes essas gengivas doentes estão avermelhadas, inchadas e com material branco ao redor. Em casos avançados, essa doença leva à perda dos dentes.
A doença periodontal é sobretudo a principal causa de perda dentária em adultos. A ação bacteriana nessas estruturas se inicia por consequência do acúmulo de placa na superfície dentária. Em alguns casos a infecção pode afetar outros órgãos como o cérebro ou o coração.
Em casos moderados a gengiva perde inserção e então adquire formato de bolsas, chamadas bolsas periodontais. Essa condição é muito preocupante, porque quando a gengiva perde aderência ela abre uma porta para atividade bacteriana abaixo da linha gengival.
Ou seja, poderá haver acumulo de tártaro na superfície da raiz dentária e inflamação do tecido ósseo e todas as estruturas de suporte dos dentes.
Leia mais sobre raspagem periodontal
Qual a relação entre doenças periodontais e implantes orais
Uma dúvida muito comum é se pessoas com doença periodontal podem fazer implantes dentários? Principalmente se a doença não afetaria os implantes dentários?
Em muitos casos, os implantes dentários podem ser indicados para substituição desses dentes perdidos bem como para a recuperação da função e da estética do sorriso. Veja o Dr. Roberto Markarian, diretor da Clínica ImplArt, explicando essa condição no vídeo a seguir.
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista