A doença periodontal em estágio avançado pode levar ao comprometimento dos dentes, que muitas vezes ficam moles e precisam ser extraídos.

Trata-se de um conjunto de manifestações inflamatórias causadas por bactérias que acometem os tecidos de suporte dos dentes.

Em casos avançados, essa doença leva à perda dos dentes. A doença periodontal é sobretudo a principal causa de perda dentária em adultos.

A ação bacteriana nessas estruturas se inicia por consequência do acúmulo de placa na superfície dentária.

Em casos moderados a gengiva perde inserção e então adquire formato de bolsas, chamadas bolsas periodontais.

Essa condição é muito preocupante, porque quando a gengiva perde aderência ela abre uma porta para atividade bacteriana abaixo da linha gengival.

Ou seja, poderá haver acumulo de tártaro na superfície da raiz dentária e inflamação do tecido ósseo e todas as estruturas de suporte dos dentes.

Leia mais sobre raspagem periodontal

Uma dúvida muito comum é se pessoas com periodontite podem fazer implantes dentários? Principalmente se a doença não afetaria os implantes dentários?

Em muitos casos, os implantes dentários podem ser indicados para substituição desses dentes perdidos bem como para a recuperação da função e da estética do sorriso.

Veja o Dr. Roberto Markarian, diretor da Clínica ImplArt, explicando essa condição no vídeo a seguir.

implante_dentario

Doença periodontal e implante dentário