Em suma, a afta é um tipo de lesão que podem surgir em determinados locais da mucosa oral, garganta, gengiva, lábios ou língua.

É caracterizada por lesões esbranquiçadas ou amareladas, entretanto não apresentam pus ou pontos de infecção.

O tamanho é variável e pode surgir não apenas uma como também mais lesões. Ela também pode ser chamada de úlcera oral ou aftosas.

Praticamente todas as pessoas já tiveram aftas e 20% da população tem esse tipo de úlcera de maneira recorrente.

Elas são mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens. No entanto as lesões são benignas e não oferecem maiores riscos para a saúde.

Certamente, o maior problema é o desconforto ao falar, comer e a dor que pode ser constante.

Apesar das causas não serem totalmente conhecidas, as aftas pode surgir em virtude de fatores imunológicos ou por infecções virais ou bacterianas.

Também por causa de determinados alimentos, alergias, momentos de estresse, tabagismo, deficiência de vitaminas ou ferro ou eventualmente por predisposição genética.

A maioria das aftas dura em média de 1 a 2 semanas, mas que por fim desaparece espontaneamente.

Já as pessoas que apresentam aftas maiores com mais de 1 cm e profundas, podem conviver com o problema por mais que 6 semanas.

Leia mais: retração gengival é reversível ?

Tratamento de aftas

Não existem remédios que curem a afta rapidamente. Como ela pode durar até 2 semanas, os tratamentos são com o propósito de acelerar o processo de cicatrização da lesão.

Porém existem pomadas para afta com ação anestésica e outras que aliviam os sintomas, com corticóides bem como anti-inflamatórios, que também ajudam a acelerar a cicatrização.

Uma opção para reduzir o incômodo das lesões é realizar bochechos com 1 colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em copo de água.

Não é recomendado utilizar substâncias abrasivas puras, como álcool e  bicarbonato, pois eles podem irritar ainda mais afta e piorar o quadro.

Quando é preciso ir ao dentista?

O dentista pode ser procurado quando a afta é muito grande, quando aparece rapidamente (uma seguida outra, sem haver cicatrização da primeira).

Também quando a afta demora a cicatrizar (mais de 3 semanas), infecções no local, febre ou aparecimento de sintomas outros que podem indicar a presença de alguma doença.

Fale com a ImplArt por WhatsApp: (011)99598-1866

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

Como fazer para acabar com a afta?
Como fazer para acabar com a afta?
ImplArt Odontologia