
Clareamento dentário ajuda a harmonizar sorriso
Hoje em dia, a odontologia conta com uma série de procedimentos e materiais para clareamento dentário que podem reverter esse escurecimento, sem causar dor ou qualquer outro malefício aos dentes. Os dentes naturalmente escurecem com a idade. Entretanto, hábitos alimentares, fumo e mesmo alguns tratamentos dentários certamente podem acentuar o escurecimento com o tempo e prejudicar o sorriso.
Posso fazer clareamento dentário sempre que eu quiser ou faz mal aos dentes?
Existem diversas substâncias e técnicas de clareamento dental (a laser, caseiro, interno, etc) que podem apresentar excelentes resultados, quando bem indicadas. O clareamento dental estético acontece em consequência de uma reação química entre a substância aplicada e grandes moléculas de pigmento no interior dos dentes (esmalte e dentina).
As moléculas devem ser quimicamente quebradas, tornado os dentes mais claros. Nesse processo, o mineral do dente permanece intacto. O laser, que é um tipo de energia luminosa, pode ser um importante coadjuvante para atingirmos bons e duradouros resultados sem dor.
Mas não existe uma única técnica que seja ideal para todas as pessoas. Muitas vezes, podendo-se até fazer técnicas conjugadas de clareamento dentário: a de consultório e a caseira simultaneamente.
Leia mais sobre estética dental.
Mas e as pastas dentais que contém clareadores funcionam mesmo?
As pastas de dentes que são oferecidas como branqueadoras contém substâncias semelhantes às utilizadas pelos dentistas em clareamentos profissionais. Entretanto apresentam baixíssimas concentrações, e como o tempo de exposição aos dentes é pequeno, seu resultado também deve ser limitado. Essas pastas somente devem ser utilizadas mediante orientação do dentista, pois podem proporcionar reações adversas como sensibilidade dental.
É seguro usar os produtos vendidos em farmácias para clareamento dentário?
Vale a mesma orientação que as pastas dentais clareadoras: não utilize sem antes de mais nada falar com seu dentista. Tanto isto é importante que em breve a sua livre comercialização será restrita pela ANVISA.
O que fazer se o dente não clareia?
Se o clareamento dentário convencional a laser ou caseiro não clarearem tanto os dentes como você inicialmente desejou, há ainda a possibilidade de fazer um revestimento nos dentes com porcelanas com as lentes de contato dentais.
Por meio de lentes dentais sim é possível escolher a cor final dos dentes, já que em um clareamento normal a cor final não pode ser escolhida. A cor do clareamento dentário é a cor natural do dente sem os pigmentos.
Portanto, se em seu caso o clareador aparentemente não fizer efeito, não deve ser culpa do dentista ou do produto, pois provavelmente seu dente deverá ter uma cor natural mais escura.
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista