Odontologia Clínica

Dentes do Siso

O dente do siso, também conhecido como dente do juízo nasce geralmente entre os 17 e 20 anos de idade, porém não é incomum que o dente do siso nasça depois dos 20 anos. Há quatro dentes do siso, localizados na região mais posterior da arcada, dentária, sendo dois superiores e dois inferiores.

Quando ocorre do dente do siso nascer parcialmente, pode haver uma inflamação muito forte, chamada de pericoronarite, que causa irritação da gengiva, abscessos na região e dor. Algumas pessoas não possuem os dentes do siso. Isso pode ser provocado pela falta de espaço na arcada dentária ou devido à posição horizontal do dente. Em alguns casos, a pessoa não possui o germe dental do dente do siso e desta forma não ocorrerá seu aparecimento.

Caso não haja a erupção do dente do siso, esse pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e causar transtornos dolorosos e possíveis degenerações. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor. É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.

Existem muitos relatos de cirurgias de remoção do siso muito demoradas ou dolorosas. Nos dias de hoje, existem técnicas e medicações que simplificaram muito esse procedimento, o que minimiza o aparecimento de complicações.

Indicação de extração

Distúrbios causados por dentes do siso anormais (inclusos ou semi-inclusos)

Dentes do siso anômalos Dentes do siso anômalos Dentes do siso anômalos