Uma dúvida muito comum dos pacientes quando recebe uma proposta de tratamento para reabilitação oral é a respeito de qual material escolher para confeccionar sua prótese dentária e qual é a durabilidade da prótese dentária.

Qual a melhor prótese dentária que posso fazer ?

Para saber qual é a melhor prótese dentária com maior durabilidade, ao mesmo tempo, o paciente deve ser submetido à uma avaliação criteriosa para indicação do tratamento mais adequado. Portanto, deve escolher o material da prótese que ofereça melhor expectativa funcional e estética em cada caso.

Todavia, durante a consulta, são apresentadas algumas opções de materiais que diferem principalmente método de fabricação, duração e custo.

Também vai interferir no planejamento do caso se será um caso com ou sem implantes dentários.

O material que eu escolher pra fazer minha prótese vai interferir na sua durabilidade?

Os materiais utilizados mais utilizados para confecção de uma prótese total fixa são: resina, estrutura metálica com dentes de resina (metaloplástica), estrutura metálica com dentes de porcelana (metalocerâmica).

Também existe a prótese de zircônia na estrutura com aplicação de porcelana (prótese de zircônia, prótese de porcelana pura ou prótese metal free, prótese estética), sendo essa última a mais estética e fabricada por modernos métodos computadorizados (prótese digital).

Prótese dentária de resina pode sofrer maior desgaste

Veja a seguir um exemplo de como a escolha de determinado material pode influenciar na durabilidade de sua prótese dentária. No caso apresentado, a paciente nos procurou para substituir sua prótese da arcada inferior em resina com problemas estéticos realizada em outro estabelecimento.

A prótese dentária de superior é uma prótese fixa sobre implantes com cinco anos de uso (feita na ImplArt). O material utilizado é a porcelana sobre estrutura de zircônia, um material mais moderno. Por outro lado a prótese dentária inferior é uma prótese protocolo de acrílico convencional All-on-6, com 6 anos de uso (feita externamente). A resina sendo um material plástico se desgastou mais rapidamente, deteriorando o material.

A prótese dentária na arcada superior foi realizada na ImplArt Odontologia e o material escolhido foi a zircônia com porcelana e produzida com sistemas computadorizados.

O tempo entre instalação e o surgimento de problemas é de aproximadamente 5 anos, em que a prótese que apresenta um desgaste de três elementos, gerando dessa forma um grande comprometimento estético.

A natureza da resina é mais frágil e, portanto, tem uma sobrevida menor, especialmente se não houver manutenção periódica.

Prótese protocolo dentário inferior em resina apresentando fratura dos dentes e necessitando de substituição por ter chegado ao fim de sua vida útil. A prótese fixa de porcelana (superior) tem uma durabilidade esperada maior.

A prótese dentária metalocerâmica pode expor o metal de sustentação e ter menor durabilidade

Uma prótese metalocerâmica é constituída de uma estrutura interna de metal, que posteriormente é revestida de porcelana (cerâmica), a fim de ter estética. Esse tipo de prótese é bastante resistente, porém está em desuso com o surgimento de materiais não metálicos como a Zircônia.

Entretanto, ao longo dos anos, pode apresentar pontos de desgaste na porcelana. A principal característica é a exposição de parte do metal interno, gerando um comprometimento estético na prótese.

A saber, seguem exemplos de casos em que houve desgaste da camada de cerâmica aplicada nos pontos de contato ou então na linha da gengiva. A exposição de metal interno da coroa também é favorecido pela retração gengival, que é uma remodelação da gengiva ao longo do tempo:

durabilidade da prótese dentária metalocerâmica
À esquerda uma coroa metalocerâmica com metal exposto interno, devido ao lançamento da camada de porcelana estética. à direita trata-se de uma coroa de porcelana + metal sobre implante unitário aparafusada. O orifício de entrada do parafuso de fixação é escondido com resina mas geralmente fica acinzentado.
Prótese fixa de porcelana com retração gengival e linhas escuras perto da gengiva. A linha escura representa o metal de reforço da prótese dentária aparecendo por transparência.
durabilidade menor da prótese dentária metalocerâmica
A prótese dentária fixa de porcelana com metal por dentro pode expor metal na região interna e também tem uma tendência a parecer mais acinzentada do que em uma prótese dentária sem metal.

A Clínica odontológica ImplArt pode oferecer os melhores materiais para sua prótese dentária com maior durabilidade

Possuímos uma estrutura completa focada em reconstruções orais funcionais e estéticas com próteses dentárias e implantes.

Entre nossos melhores diferenciais estão:

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart